O que é automação de marketing? Saiba aqui!

ilustração do artigo automação de marketing

O que é automação de marketing? Saiba aqui!

Você sabe o que é automação de marketing? Nós da Confilio, empresa de marketing digital e com foco em performance, vamos explicar para você. Muitas pessoas acreditam que um simples seguir de volta nas redes sociais é automação de marketing, mas essa estratégia é mais abrangente. Saiba mais!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing significa entender as ações dos visitantes e tentar agir em todos os canais online da empresa. Nesse estágio, o cliente em potencial já tem interesse na compra, mas ainda precisa de mais informações. Então, entra a automação de marketing para conduzir a compra.

Parece complicado ao ler a definição, mas vamos deixar mais claro para você. Basicamente, a automação de marketing utiliza softwares e outras tecnologias para agir em grande escala e, consequentemente, aumentar as chances de vendas.

Imagina uma tarefa diária que você costuma fazer repetidamente. Agora pense se ela fosse realizada de uma única vez e que ainda você pode mensurá-las. É isso que a automação de marketing faz para que você otimize o seu tempo.

Como automatizar as ações de marketing?

Existem algumas áreas que podem ser automatizadas, são elas:

E-mail: a tecnologia já permite automatizar o envio dos e-mails e analisar cada ação dos usuários. Além de responder automaticamente e ainda segmentar a lista dos e-mails cadastrados.

Rede social: as mídias sociais podem distribuir um conteúdo automaticamente, aumentando o número de seguidores e de engajamento.

Landing page: hoje em dia, já é possível usar modelos prontos de langing page por vezes seguidas.

Como a automação de marketing ajuda a nutrir leads?

Você sabe o que é lead? É um formulário que solicita os dados de contato do usuário para convertê-lo em cliente de uma empresa. Em breves palavras, é um visitante que tem real interesse no seu produto/serviço.

Porém, o interesse em si não se configura em venda. É aí que entra a nutrição de leads com ajuda da automação de marketing. Será preciso criar um relacionamento com esse usuário, através dos dados obtidos.

A automação de marketing pode fazer essa interação com o visitante, através de mensagens personalizadas. Assim, quando realmente ele for comprar, ele se lembrará da sua empresa.

A nutrição de leads e a conversão de vendas

Nutrir um lead e chegar na conversão de venda possui um caminho. Para chegar nele, é preciso apostar em alguns elementos do marketing digital. São eles:

Leads ricos: pedir informações específicas podem deixar seu lead mais rico. Não é pela quantidade, mas pela qualidade das informações solicitadas, que podem ajudar a criar estratégias personalizadas. Saiba mais, logo abaixo.

Conteúdo personalizado: esse conceito depende do anterior. Isso porque, com base nas informações solicitadas, é possível personalizar a nutrição do lead — se baseando nas respostas preenchidas do formulário.

Intervalo de tempo: é necessário traçar uma linha do tempo e colocar todas as ações que você fará com o lead, afim de chega na ponta final — que é a conversão da compra do produto ou a contração do serviço. É importante respeitar um intervalo de tempo para fazer um contato com esse lead.

Conversão ou não: você pode ter seguido os conceitos básicos da nutrição dos leads, mas o usuário pode fazer a conversão ou não. Vale colocar em uma lista aqueles que não interagiram com seus conteúdos para mais tarde entrar em contato com eles novamente.

Agora você já sabe como funciona a automação de marketing e porque ela é importante para a nutrição de lead. A Confilio é a principal rede de afiliados com campanhas que pagam comissão por lead do Brasil. Clique aqui e cadastre-se para ter acesso a elas e ganhar dinheiro sem sair de casa.